Este é o Café Montréal. Ele funciona da seguinte forma: você entra quando quiser, escolhe uma cadeira e pega seu café. Enquanto estiver desfrutando-o, aproveite para relaxar. Você pode simplesmente acompanhar o movimento e ver o que se passa ou, se preferir, pode se aproximar e participar das conversas. Seja bem-vindo e volte sempre!!! Satisfação garantida!!!


Dicas...

Salut tout le monde,

Faz um tempinho que a gente quer colocar aqui algumas dicas do que fazemos pelo francês e hoje resolvemos começar...

Uma coisa interessante que nos aconteceu (desde que começamos a estudar francês) foi tomar gosto pelo cinema francês e/ou falado em francês. Com isso veio uma nova visão de cinema...bem diferente do hollywoodiano.

Aliás, depois que nos casamos, se tornaram bem esporádicas as nossas idas ao cinema...rs. Mas, assim que descubrimos os filmes em francês, retomamos a nossa velha forma de quando éramos namorados (praticamente todo final de semana...rs).

Interessante também é a quantidade de filmes em francês que estão em cartaz hoje em dia aqui em São Paulo. É só dar uma olhadinha no HSBC Belas Artes, no Reserva Cultural e na Cinemateca Brasileira.

Recentemente houve uma mostra do cinema francês aqui em SP na Reserva Cultural onde pudemos ter o prazer de assistir uma filme muuuito bom: "La graine et le mulet", traduzido para "O Segredo do Grão".

Isso já faz algumas semanas...mas ontem saiu no La Presse (version électronique dont on s'est abonné) uma reportagem especial sobre o filme, que estreou esse final de semana lá no Québec.

Durante essa semana também escutamos uma entrevista com o realizador do filme no programa "Sans Détour" da Radio Canada.

Abrindo um parênteses: esse programa é muuuuito bom. O apresentador François Bugingo é uma pessoa fantástica e os assuntos abordados nas suas entrevistas e os próprios entrevistados quase nunca desapontam. O François tem o "accent Radio Canada": francês padrão. Mas os convidados e os cronistas normalmente são québecois e aí podemos escutar um pouco do "vrai accent" que a gente vai escutar no dia-a-dia.

Hoje em dia praticamente não escutamos mais rádio em português. Para passar agradavelmente o tempo no trânsito de SP a gente escuta os podcasts que baixamos todos os dias (sem falta):

Sans Détour - Radio Canada
Journal en français facile - RFI
Journal Édition Monde - RFI
Learn French by Podcast
BBC News - pra não perder de vez o inglês...

Bom, já escrevemos demais por hoje...rs.

Estamos "en train de" arrumar toda a papelada para dar entrada no processo da OIQ (Ordre des Ingénieurs du Québec). A próxima postagem será sobre isso.

Bises et à plus,

Ana et Lior

Um comentário:

Babi e Wal disse...

Oi, Ana e Lior!
Assim que recebermos notícias, a gente avisa vocês!
Soubemos nesta semana que todos que mandaram o dossier até março farão entrevista neste ano ainda! Bom pra nós, né! Eu já estava achando que faríamos entrevista só no ano que vem...
Boa sorte pra vocês!
Ah! Se receberem algum comunicado, avisem a gente tb!
Beijo, Bárbara.