Este é o Café Montréal. Ele funciona da seguinte forma: você entra quando quiser, escolhe uma cadeira e pega seu café. Enquanto estiver desfrutando-o, aproveite para relaxar. Você pode simplesmente acompanhar o movimento e ver o que se passa ou, se preferir, pode se aproximar e participar das conversas. Seja bem-vindo e volte sempre!!! Satisfação garantida!!!


Aprecie com moderação...

Olá queridos,

devido ao fato de ainda faltar (quase) 1 semana para nossa tão esperada viagem à gélida Montréal, o negócio é ir cuidando de assuntos mais cotidianos até lá, para ver se o tempo passa mais rápido...

Nada mais cotidiano do que ler a Newsweek, apenas para passar o tempo, mas eis que nos deparamos, numa seção do tipo "Frases da Semana", com algo que realmente nos chamou a atenção.

A frase é a seguinte:

"A vodka fez efeito rápido."

e foi proferida por um porta-voz da polícia de Nuremberg (Alemanha), sobre o caso de um senhor de 64 anos que, após ter sido informado pelo pessoal do aeroporto que não poderia embarcar com álcool na aeronave, não teve dúvida: abriu sua garrafa de vodka de 1 litro e tomou tudo de uma só vez... Genial, não é mesmo...?

Bom, não é difícil descobrir no que deu... Conforme disse nosso amigo porta-voz, "A vodka fez efeito rápido.", e o simpático senhor teve que ser internado em um hospital local para ser tratado de "envenanamento por alcool".

Bom, o evento dá margem à algumas conclusões importantes:

1º - Sim, existe um negócio chamado "envenenamento por álcool".

O que é isso...?

Vamos lá: segundo o Centro de Estudos do Alcool, de New Jersey, a morte por overdose do álcool pode ocorrer através de diversos mecanismos fisiológicos. De modo geral, quando a concentração de álcool no cérebro se torna alta o bastante para comprimir as áreas responsáveis pelo controle da consciência e da respiração, por exemplo, o bebedor entra coma, para de respirar, e morre dentro dos minutos. Pois é...

Quanto é demasiado?

Os cientistas usam o termo “dose letal” (LD) para descrever a dose que produz a morte em metade das pessoas (LD: 50). A maioria das autoridades concordam que concentrações de álcool no sangue na ordem de 0.40 - 0.50% reunem os fatores exigidos para o LD: 50. A concentração de álcool no sangue é a porcentagem de álcool no sangue resultante depois que o álcool é absorvido no estômago. Obviamente, os estudos de dosagem letal não podem ser testados empiricamente no laboratório (não..???!!!), sendo assim o LD: 50 para o álcool é estimado através de casos pós-morte em que o envenenamento por álcool foi considerado como a causa preliminar da morte. Entretanto, há casos documentados de overdoses fatais de álcool em concentrações inferiores à 0.40% de álcool do sangue.

2º - Da próxima vez que for viajar, considere despachar sua garrafa de vodka na hora do "check-in" (e não na bagagem de mão...)

3º - Como dizem os publicitários, "Aprecie com moderação"...!!!

E boas festas...!!!

Nenhum comentário: